Grupo de pesquisa
Grupo de Pesquisa “Termorregulação e Mecanismos de Fadiga”
O LAFISE faz parte do grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga (criado em 1989) que tem apresentado uma evolução constante, tendo se consolidado nos últimos anos como uma referência na área, com inserção internacional e uma produção científica crescente e de excelente qualidade. Os pesquisadores do Grupo tem sido capazes atender a convites para participação em eventos, bancas examinadoras no Brasil e no exterior, comissões oficiais de nível nacional, comissões editoriais nacionais e internacionais, assessorias e consultorias científicas e técnicas, sem prejuízos à sua produção científica.
Projetos deste grupo recebem regularmente apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento (CNPq., CAPES, FAPEMIG, FINEP). Os docentes recebem bolsa de produtividade do CNPq. Além disso, a vinculação do Grupo com um Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) possibilita a realização de um número significativo de trabalhos interdisciplinares realizados com a Fisiologia, Medicina, Engenharia, Veterinária, Nutrição e a Fisioterapia, todos com resultados positivos representados por dissertações defendidas e artigos publicados em periódicos altamente qualificados. A realização de pesquisas em cooperação com universidades estrangeiras tem sido incrementada, com resultados positivos.
Os projetos atualmente em andamento contemplam as seguintes questões científicas: termorregulação durante o exercício em diferentes ambientes; efeitos do ambiente térmico sobre parâmetros metabólicos e sobre a fadiga; parâmetros metabólicos e fadiga muscular durante o exercício em indivíduos saudáveis e com patologias (obesidade e doenças neuromusculares) em diferentes horários do dia (ritmo circadiano); efeitos de diferentes formas de hidratação sobre o desempenho em exercícios prolongados; características genéticas de atletas; exercício e parâmetros imunológicos e de estresse; controle central da fadiga; avaliação do gasto calórico e da intensidade do esforço em atividades esportivas; e respostas e adaptações musculares esqueléticas e dos tecidos adiposos ao repouso e treinamento físico em condições ambientais extremas (frio e quente) e à suplementação proteica. O Grupo realiza experimentos com voluntários humanos e com animais de pequeno porte (i.e., ratos, camundongos e hamsters).
Linhas de Pesquisa:
- Balanço hídrico durante exercícios físicos.
- Características genéticas de atletas de futebol
- Intensidade do esforço e gasto calórico no futebol e outros esportes olímpicos e paralímpicos
- Marcadores de estresse e de alterações imunológicas relacionadas ao exercício físico
- Metabolismo, termorregulação e fadiga durante o exercício físico em diferentes horários do dia
- Adaptações musculares esqueléticas em condições fisiológicas (exercício físico e dietas), patológicas (doenças neuromusculares e obesidade) e ambientais extremas (frio e quente).
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5585444129635711